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quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

troca do comando xr 200 original por um de competição

Olá , Todo mundo compra comando , mais na hora de substitui tem que se pagar mao de obra e por ai vai... R$100,00 , R$150 . neste tuto ensino através de fotos de um motor de uma xr que é praticamente identico ao da crf230 como trocar o comando , onde colocar as ferramentas para nao machucar a carcaça do motor.


Ferramentas:

1- fenda 5x16
1- canhão 8mm ou chave de biela 8mm
1- anel de vedação da tampa do ohc
1- selante de motor( cinza, pois e igual ao original utilizado na honda)
1- canhao 10mm
1- allen 4
1- allen 6
1- chave de biela 14mm
1- arame de 50 cm (preferencia cerca eletrica)

Estas ferramentas são para motores originais:




Clique para ampliar Retirando motor de partida

Retire os dois parafuso com uma Chave de biela de 10mm. e empurre o motor de partida sentido embreagem.
Clique para ampliar Colocando a moto no Ponto Morto Superior

Com uma chave de Biela 14mm va girando o eixo ate achar o t de tempo marcado no eixo magnetico do motor, com uam chave de vela retire a mesma e coloque uma chave de fenda no local onde a vela se encaixa e verifique se o pistão esta em cima se sim vc esta com a moto no tempo , se nao de mais um giro e ai sim quando achar denovo o T o motor estara no tempo.
Clique para ampliar Continuação

Colocando a moto no Ponto Morto Superior

Com uma chave de Biela 14mm va girando o eixo ate achar o t de tempo marcado no eixo magnetico do motor, com uam chave de vela retire a mesma e coloque uma chave de fenda no local onde a vela se encaixa e verifique se o pistão esta em cima se sim vc esta com a moto no tempo , se nao de mais um giro e ai sim quando achar denovo o T o motor estara no tempo.
Clique para ampliar Retirando a tampa do comando de valvula.

São 4 Porcas (prisioneiros) 12mm Retire 1º, depois Retire os 4 parafusos 8mm da tampa tambem.
Clique para ampliar Local onde colocar a ferramenta para abrir a tampa.

Coloque a chave de fenda neste local para não forçar a tampa.
Clique para ampliar Retirando comando velho

Incline o comando velho e com isso obtenha folga na corrente de comando , coloque então um arame de cerca de preferencia de inox entre as fendas.
Clique para ampliar Não retirem o parafuso Allem 4mm!

Sob Ipotese alguma retire este parafuso. se o fizer ira comprometer a junta do cabecote e do cilindro .
Clique para ampliar Finalizando:

Recoloque tudo na ordem em que foram retirados, sempre observando se a corrente de comando esta na possição, e se no volante magnetico esta na marca "T" , em cima deverá esta com as linhas na posição Horizontal, coloque selante de motor na tampa do tucho, passe uma lamina na valvula de adm de 10 e na de escapamento de 15.

Antes de dar a partida Gire com o auxilio de uma chave de biela 14mm no eixo do magneto para ver se esta tudo blz sem travar , se nao travar nem pesar no sentido anti-horario esta tudo ok. ande uma ou duas trilhas e regule novamente a folga das valvulas , passando uma lamina de 10 na adm e de 10 na de escape.

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