Motos
Freeride
São motocicletas
que trazem uma fusão de conceitos entre o TRAIL e o TRIAL, as freerides
apareceram recentemente no mercado e ainda são um mistério para a maioria dos
mortais... nesse post vou tentar esclarecer algumas dúvidas e matar um pouco da
sua curiosidade!!
São motos
voltadas a uma proposta mais descontraída de uso, não tão radical, que como o próprio nome aponta,
visa uma pilotagem divertida no off road, mas sem qualquer preocupação com
performance ou resultados.
Resumindo:
São pura DIVERSÂO
Conceito
FREERIDE
Essas motos trazem
como premissas fundamentais em seu conceito a leveza, associada a um chassi estreito,
com baixa altura em relação ao solo, pneus idênticos aos utilizados no TRIAL e
um motor que visa oferecer o maior percentual de potencia e torque em baixas rotações.
As relações de marchas de uma FREERIDE são diferentes de uma moto de enduro ou
de cross, de modo a proporcionar esta entrega farta em baixas rotações e
velocidades. Neste post voçes veram que algumas motos são mais fortes que as
outras, o que é natural, até por tratar-se de um segmento ainda em
desenvolvimento e em busca de seu espaço e publico consumidor.
Apesar de conservarem
suspensões de curso longo, estas não carregam o mesmo comprimento e firmeza de
uma moto de enduro e muito menos de uma de motocross. Portanto, futuro comprador
de uma FREERIDE, não vá sair por ai querendo emendar mesas, duplos, ou triplos,
pois esta não é a finalidade. Em sua maioria estas motos trazem um set-up de
suspensões bastante macio e até mesmo com uma velocidade de retorno bem alta
(igual as motos de TRIAL onde a velocidade de retorno rápida ajuda a escalar
obstáculos ). Isto deixa estas motos macias e confortáveis. Associado a um
banco de espuma macia, tudo conspira para que o piloto não sinta tanto desgaste
físico ao final do dia. Mas lembrem-se que estas motos exigem uma pilotagem
mais em pé do que sentada.
Em muitos casos,
além do quadro ser mais compacto, as pedaleiras estão posicionadas um pouco
mais acima que as de enduro ou de cross. Por serem “baixinhas” as FREERIDES não
são muito amigas de valas e cavas profundas. Por outro lado, elas tem o centro
de gravidade mais baixo que as motos de enduro ou cross, com isso oferecem
muita agilidade, sensação de leveza e maneabilidade, oque em conjunto com sua
leveza, permite diversão em situações de escaladas, graças a facilidade de equilíbrio.
Ai em vez de voçe
passar dentro da cava, voçe irá passar por cima, nas laterais, ou seja, um
desafio diferente e certamente delicioso. Sendo também muito indicada para trilhas
travadas e com os temidos “ Rock Gardens”
Outra
característica deste tipo de moto, até mesmo em virtude de sua proposta
descontraída, é a motorização, que em alguns casos caminha com ousadia rumo a
aposta elétrica. Depois da GAS GAS ter apresentado uma versão elétrica de sua
TRX de trial, os propulsores elétricos também passam a figurar como uma opção a
mais em nome da diversão e da ecologia.
Embora já sejam realidade
lá fora (Europa e EUA) por aqui ainda são desconhecida do grande publico, tanto
que nenhum modelo foi apresentado durante o salão das duas rodas, em São Paulo.
Afinal elas
tendem a ser mais baratas que as motos de competições e trazem performance
muito próxima de motos bem populares nas trilhas brasileiras, como as CRF 230F
e as TT-R 230, porem com uma ciclística digna de uma campeã mundial.
A seguir vamos
mostrar alguns modelos que podem ser encontrados no exterior e já mexem com a
cabeça dos trilheiros mais antenados, demonstrando que, assim como ocorre na
bike, uma nova maneira de utilizar a moto no off road pode muito em breve, estar
também fazendo a cabeça dos brasileiros.
KTM
A marca austríaca
logo de cara já tratou de apresentar dois modelos para este segmento: um
equipado com motor convencional á combustção e outro, com um propulsor elétrico
que promete dar o que falar. Desenhadas e concebidas a partir de conceitos
independentes que norteiam a produção das motocicletas off road, os modelos
FREERIDE 350 e FREERIDE-E, tiveram seus desenvolvimentos realizados a partir do
zero, uma vez que os engenheiros e projetistas da marca sabiam que teriam de
pensar em um produto com uma proposta singular. Assim, desde o quadro, banco,
suspensões, freios e claro os motores, tudo foi pensado exclusivamente para
este tipo de motocicleta, tanto que o resultado foram duas motos com personalidade
própria. Mesmo para um leigo fica fácil perceber que não derivam de uma TRAIL
ou de uma TRIAL já existentes.
Nada
foi adaptado!
FREERIDE
350
O assento é
bastante estreito e é mais curto que um banco de uma 350SX-F, por exemplo. Além
disso, está apenas 895mm em relação ao solo. Seu quadro e plásticos oferecem
diversos pontos de contato com as pernas do piloto, facilitando o encaixe e o grip
durante a ação. O tanque de apenas 5,5 litros possibilita que a superfície da
moto seja quase plana, favorecendo a liberdade de movimentos.
O motor também é
um 350cc (diferente dos modelos enduro/cross com altíssimo torque. Sua carcaça
é fabricada via sistema “die-cast” em alumínio. O pedal de partida foi
eliminado. Houve um redimensionamento da caixa de ar e do escapamento. O motor
atinge seu pico de rotação a 10mil rpm, gerando 23cv
Dotado de
cabeçote com duplo comando de válvulas e alimentado por sistema de injeção
eletrônica, com corpo de aceleração de 42mm, conta ainda com sistema de gerenciamento
eletrônico que possibilita a escolha de diferentes curvas de mapas, o que faz
da FREERIDE 350 uma das mais avançadas maquinas deste universo.
Especificações
FREERIDE 350
Motor: monocilíndrico,
DOHC, 4v , refrig. Liquida
Cilindrada: 349,7cm3
Diametro x curso: 88mm x 57,5mm
Potencia: não informada
Taxa de
compressão: não informada
Alimentação: Eletrônica 42mm
Ignição: EMS ( Eletronic
Management System)
Partida: elétrica
Transmissão: 6 velocidades
Susp. dianteira: White power MXMA,
250mm de curso
Susp. traseira: monoamortecedor
White power 260mm de curso
Freio dianteiro: disco Formula
240mm
Freio traseiro: disco formula
210mm
Tanque: 5,5 litros
Peso: 99,5 quilos
FREERIDE-E
Focada na sua missão “Ready to Race”, a KTM não poderia deixar de
aplicar este conceito no desenvolvimento deste modelo. A freeride-e não deixa
nada a desejar quando o assunto é desempenho em nome da diversão. Equipada com
um moderno propulsor elétrico com bateria de 300volts, que desenvolve pico de
potencia de 22kw ( + ou – 30cv) e potencia continua de 10cv. Pesando somente 95
kgm, sua bateria pode ser regarregada em apenas 90 minutos ( isso mesmo !!!!)
Um dos destaques deste motor elétrico é o sistema “brushless”, que
dispensa o uso de escovas entre o rotor e o estator, de modo que a energia
passa somente pela carcaça. Claro que ela recebeu um excelente isolamento, para
não dar choques no piloto. Bastante silencioso, o motor trabalha em baixa rotação,
quando então , já desenvolve a entrega de sua força. Engana-se quem acredita
que esta moto só pode andar em asfalto ou cimento. Todo o sistema é blindado
contra o barro, poeira ou água, além do que a bateria é facilmente removida.
Como não possui cambio de marchas, os comandos da FREERIDE-E são iguais a de
uma bike, com o manete de freio dianteiro na mão direita e na mão (isso mesmo
na mão!!!) esquerda encontra-se o freio traseiro.
Especificações
FREERIDE-E
Motor: motor de sincronismo magnético
constante, em disco blindado
Potencia
avaliada: 7,5kw (10,1cv)
Potencia máxima: 22kw (30cv)
Bateria: ions de lítio
Taxa de
compressão: não imformada
Tensão avaliada: 300v
Tempo de recarga: 90 minutos
Quadro: perimetral de
alumínio
Sub-quadro: poliamida e ABS
plástico de alta resistência
Susp. dianteira: White power PDS,
250mm de curso
Susp. traseira: monoamortecedor
White power, 260mm de curso
Freio dianteiro: não informado
Freio traseiro: não informada
Peso: 95kg
SCORPA T-RIDE
A scorpa é um pequeno fabricante de motos de trial françes que recentemente
decidiu apostar no segmento da FREERIDE BIKES. Após ter ido a falência em 2009,
a marca foi recomprada pelo seu antigo proprietário, Marc Tessier, e desde
então vem procurando ampliar sua presença no mundo das duas rodas.
O principal detalhe da T-RIDE é que ela utiliza o mesmo motor Yamaha
da WR250F, com apenas algumas alterações para favorecer o torque em baixas rotações.
Qualquer semelhança com a Sherco X-ride não é mera coincidência,
afinal, a scorpa e a sherco fazem parte do mesmo grupo europeu. A sede das duas
fica no mesmo galpão, em Nimes, no sul da frança.
Especificações
SCORPA T-RIDE
Motor: monocilíndrico, DOHC,5v, refrig.liquida
Cilindrada: 249cm3
Diâmetro x curso: 77mm x 53,6mm
Potencia: não informada
Torque: não informada
Taxa de compressão: não informada
Alimentação: carburador Dell’orto VHST 28mm
Ignição: ECU
Partida: elétrica e pedal
Transmissão: 5 velocidades
Susp. dianteira: garfo telescópico Marzzochi mola e óleo, 200mm
Susp. traseira: monoamortecedor Sachs, 200mm
Freio dianteiro: disco braking “wave” simples 260mm, pinça duplo
pistão
Freio traseiro: disco braking “wave” simples 220mm, pinça duplo pistão
Tanque: não informado ( provavelmente 7 litros)
Peso: 96kg
SHERCO X-RIDE
De origem franco-espanhola, tradicional fabricante de motos de trial,
viu nas FREERIDES uma nova oportunidade de ampliar sua participação de mercado.
Usou sua vasta experiência para criar a X-RIDE, sua versão para este segmento.A
moto tem o mesmo conjunto mecânico que equipa a versão top de trial: motor dios
tempos de 272cm3 refrigerado a liquido e equipado com carburador Dell’orto VHST
28mm, com partida somente a pedal e 5 velocidades.
O interessante deste modelo é que o dimensionado não eh aparente como na
maioria das motos dois tempos, ele se encontra alojado dentro de um quadro
perimetral de aço muito semelhante ao encontrado na sua irmã de trial, que
acomoda também um tanque com capacidade para 7 litros de combustível
Resumindo ela é a
mesma moto de trial da sherco, com banco , tanque maior e farol.
Especificações X-Ride
Motor: monocilíndrico, dois tempos, refrig. Liquida
Cilindrada: 272 cm3
Diâmetro x curso: 72,8mm x 60mm
Potencia: não informada
Torque: não informada
Taxa de compressão: não informada
Alimentação: carburador Dell’orto VHST 28mm
Ignição: não informada
Partida: pedal
Transmissão: 5
velocidades
Susp. dianteira:
garfo telescópico Paioli mola e óleo, 40mm diâmetro
Susp. traseira:
não informada
Freio dianteiro:
disco 260mm
Freio traseiro: disco
220mm
Tanque: 7 litros
Peso: 87kg
OSSA EXPLORER
A marca espanhola
não anda muito bem, fundada em 1940, faliu em 1985. Agora a empresa renasce
ainda carregando suspeitas de não ser o melhor lugar pra colocar algum
dinheiro. Mesmo assim tem lutado bravamente para se manter no mercado.
Seu ultimo
lançamento, foi reinventar um modelo que trouxe um certo sucesso a empresa nos
anos 70. Trata-se da EXPLORER, que depois de ter sido apresentada no salão de
paris de 1972, colocou a marca no mundo, graças a sua funcionalidade e leveza. No
site (www.ossa.es) a marca garante
que a explorer passará a ser fabricada a partir de fevereiro deste ano e
promete ser, talvez, a mais leve moto deste novo segmento, com peso seco
declarado de meros 74kg ( uma de trial pesa em torno de 67kg).
Ela usa o mesmo o
motor que sua irmã TR 280I, que traz uma arquitetura que se espelha no motor
das Yamaha YZ 450F, ou seja, “invertido”, com o cilindro inclinado a 45° e a
admissão de ar feita pela parte dianteira do motor e não por trás, como
geralmente acontece nas motos, enquanto que a alimentação de dá por meio de um
sistema de injeção eletrônica. O quadro também é o mesmo da da TR 280I, tendo
sido apenas modificado no subquadro, para receber o banco.
Seu tanque de
combustível é um dos maiores entre as motos freerides, com capacidade de armazenar 8,7 litros. Alias, ele foi
considerado tão inovador que até está sendo patenteado pela empresa.
Especificações
ossa explorer
Motor:
monocilíndrico, dois tempos, refrig. Liquida
Cilindrada: 272,2
cm3
Diâmetro x curso:
76mm x 60mm
Potencia: não
informada
Torque: não
informado
Taxa de
compressão: não informada
Alimentação:
injeção eletrônica kokusan
Ignição: kokusan
Partida: pedal
Transmissão: seis
velocidades
Susp. dianteira:
Marzzochi 40mm diâmetro
Susp. traseira:
monoamortecida
Freio dianteiro:
disco 185mm, pinça pistão duplo
Freio traseiro:
disco 160mm, pinça pistãa simples
Tanque: 8,7
litros
Peso: 74 kg
PROJECT M85
“ O objetivo deste
projeto foi criar uma moto freeride ultraleve, capaz de preencher o espaço
existente entre as bicicletas de mountain bike e as motos de off road”
E de fato a M85 é
bem diferente de suas concorrentes, já que seu design está mais para uma bike
invocada que para uma moto de trilha. Além de ser curta e estreita, é equipada
com rodas de 26” (frente) e 21”( traseira). Os freios também lembram uma bike ,
na frente há um disco motoV2 e atrás, um formula Moto Brake. Embora a página
não revele o diâmetro dos mesmos, estes são menores que os usados em uma moto
comum. O chassi é fabricado em aço cromo-molibdenio 4130, enquanto o subquadro
e o link da suspensão traseira são de alumínios, com entreeixos que varia de
1.282mm a 1.308mm. a caixa de direção oferece 66° de esterço. Já a altura do
banco em relação ao solo é de 927,1mm, mais alto que que em muitas motos.
O tanque tem capacidade para 5,3 litros.
Suas suspensões apresentam longo curso.uma ve rdadeira "bike com motor"
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