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quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Motos Freeride

Motos Freeride
São motocicletas que trazem uma fusão de conceitos entre o TRAIL e o TRIAL, as freerides apareceram recentemente no mercado e ainda são um mistério para a maioria dos mortais... nesse post vou tentar esclarecer algumas dúvidas e matar um pouco da sua curiosidade!!
São motos voltadas a uma proposta mais descontraída de uso, não  tão radical, que como o próprio nome aponta, visa uma pilotagem divertida no off road, mas sem qualquer preocupação com performance ou resultados.
Resumindo: São pura DIVERSÂO


Conceito FREERIDE

Essas motos trazem como premissas fundamentais em seu conceito a leveza, associada a um chassi estreito, com baixa altura em relação ao solo, pneus idênticos aos utilizados no TRIAL e um motor que visa oferecer o maior percentual de potencia e torque em baixas rotações. As relações de marchas de uma FREERIDE são diferentes de uma moto de enduro ou de cross, de modo a proporcionar esta entrega farta em baixas rotações e velocidades. Neste post voçes veram que algumas motos são mais fortes que as outras, o que é natural, até por tratar-se de um segmento ainda em desenvolvimento e em busca de seu espaço e publico consumidor.
Apesar de conservarem suspensões de curso longo, estas não carregam o mesmo comprimento e firmeza de uma moto de enduro e muito menos de uma de motocross. Portanto, futuro comprador de uma FREERIDE, não vá sair por ai querendo emendar mesas, duplos, ou triplos, pois esta não é a finalidade. Em sua maioria estas motos trazem um set-up de suspensões bastante macio e até mesmo com uma velocidade de retorno bem alta (igual as motos de TRIAL onde a velocidade de retorno rápida ajuda a escalar obstáculos ). Isto deixa estas motos macias e confortáveis. Associado a um banco de espuma macia, tudo conspira para que o piloto não sinta tanto desgaste físico ao final do dia. Mas lembrem-se que estas motos exigem uma pilotagem mais em pé do que sentada.
Em muitos casos, além do quadro ser mais compacto, as pedaleiras estão posicionadas um pouco mais acima que as de enduro ou de cross. Por serem “baixinhas” as FREERIDES não são muito amigas de valas e cavas profundas. Por outro lado, elas tem o centro de gravidade mais baixo que as motos de enduro ou cross, com isso oferecem muita agilidade, sensação de leveza e maneabilidade, oque em conjunto com sua leveza, permite diversão em situações de escaladas, graças a facilidade de equilíbrio.
Ai em vez de voçe passar dentro da cava, voçe irá passar por cima, nas laterais, ou seja, um desafio diferente e certamente delicioso. Sendo também muito indicada para trilhas travadas e com os temidos “ Rock Gardens”
Outra característica deste tipo de moto, até mesmo em virtude de sua proposta descontraída, é a motorização, que em alguns casos caminha com ousadia rumo a aposta elétrica. Depois da GAS GAS ter apresentado uma versão elétrica de sua TRX de trial, os propulsores elétricos também passam a figurar como uma opção a mais em nome da diversão e da ecologia.
Embora já sejam realidade lá fora (Europa e EUA) por aqui ainda são desconhecida do grande publico, tanto que nenhum modelo foi apresentado durante o salão das duas rodas, em São Paulo.
Afinal elas tendem a ser mais baratas que as motos de competições e trazem performance muito próxima de motos bem populares nas trilhas brasileiras, como as CRF 230F e as TT-R 230, porem com uma ciclística digna de uma campeã mundial.
A seguir vamos mostrar alguns modelos que podem ser encontrados no exterior e já mexem com a cabeça dos trilheiros mais antenados, demonstrando que, assim como ocorre na bike, uma nova maneira de utilizar a moto no off road pode muito em breve, estar também fazendo a cabeça dos brasileiros.


KTM 

A marca austríaca logo de cara já tratou de apresentar dois modelos para este segmento: um equipado com motor convencional á combustção e outro, com um propulsor elétrico que promete dar o que falar. Desenhadas e concebidas a partir de conceitos independentes que norteiam a produção das motocicletas off road, os modelos FREERIDE 350 e FREERIDE-E, tiveram seus desenvolvimentos realizados a partir do zero, uma vez que os engenheiros e projetistas da marca sabiam que teriam de pensar em um produto com uma proposta singular. Assim, desde o quadro, banco, suspensões, freios e claro os motores, tudo foi pensado exclusivamente para este tipo de motocicleta, tanto que o resultado foram duas motos com personalidade própria. Mesmo para um leigo fica fácil perceber que não derivam de uma TRAIL ou de uma TRIAL já existentes.
Nada foi adaptado!

FREERIDE 350

O assento é bastante estreito e é mais curto que um banco de uma 350SX-F, por exemplo. Além disso, está apenas 895mm em relação ao solo. Seu quadro e plásticos oferecem diversos pontos de contato com as pernas do piloto, facilitando o encaixe e o grip durante a ação. O tanque de apenas 5,5 litros possibilita que a superfície da moto seja quase plana, favorecendo a liberdade de movimentos.
O motor também é um 350cc (diferente dos modelos enduro/cross com altíssimo torque. Sua carcaça é fabricada via sistema “die-cast” em alumínio. O pedal de partida foi eliminado. Houve um redimensionamento da caixa de ar e do escapamento. O motor atinge seu pico de rotação a 10mil rpm, gerando 23cv
Dotado de cabeçote com duplo comando de válvulas e alimentado por sistema de injeção eletrônica, com corpo de aceleração de 42mm, conta ainda com sistema de gerenciamento eletrônico que possibilita a escolha de diferentes curvas de mapas, o que faz da FREERIDE 350 uma das mais avançadas maquinas deste universo.


Especificações FREERIDE 350

Motor: monocilíndrico, DOHC, 4v , refrig. Liquida
Cilindrada: 349,7cm3
Diametro x curso: 88mm x 57,5mm
Potencia: não informada
Taxa de compressão: não informada
Alimentação: Eletrônica 42mm
Ignição: EMS ( Eletronic Management System)
Partida: elétrica
Transmissão: 6 velocidades
Susp. dianteira: White power MXMA, 250mm de curso
Susp. traseira: monoamortecedor White power 260mm de curso
Freio dianteiro: disco Formula 240mm
Freio traseiro: disco formula 210mm
Tanque: 5,5 litros
Peso: 99,5 quilos

FREERIDE-E

Focada na sua missão “Ready to Race”, a KTM não poderia deixar de aplicar este conceito no desenvolvimento deste modelo. A freeride-e não deixa nada a desejar quando o assunto é desempenho em nome da diversão. Equipada com um moderno propulsor elétrico com bateria de 300volts, que desenvolve pico de potencia de 22kw ( + ou – 30cv) e potencia continua de 10cv. Pesando somente 95 kgm, sua bateria pode ser regarregada em apenas 90 minutos ( isso mesmo !!!!)
Um dos destaques deste motor elétrico é o sistema “brushless”, que dispensa o uso de escovas entre o rotor e o estator, de modo que a energia passa somente pela carcaça. Claro que ela recebeu um excelente isolamento, para não dar choques no piloto. Bastante silencioso, o motor trabalha em baixa rotação, quando então , já desenvolve a entrega de sua força. Engana-se quem acredita que esta moto só pode andar em asfalto ou cimento. Todo o sistema é blindado contra o barro, poeira ou água, além do que a bateria é facilmente removida. Como não possui cambio de marchas, os comandos da FREERIDE-E são iguais a de uma bike, com o manete de freio dianteiro na mão direita e na mão (isso mesmo na mão!!!) esquerda encontra-se o freio traseiro.  

Especificações FREERIDE-E


Motor: motor de sincronismo magnético constante, em disco blindado
Potencia avaliada: 7,5kw (10,1cv)
Potencia máxima: 22kw (30cv)

Bateria: ions de lítio 
Taxa de compressão: não imformada
Tensão avaliada: 300v
Tempo de recarga: 90 minutos
Quadro: perimetral de alumínio
Sub-quadro: poliamida e ABS plástico de alta resistência
Susp. dianteira: White power PDS, 250mm de curso
Susp. traseira: monoamortecedor White power, 260mm de curso
Freio dianteiro: não informado
Freio traseiro: não informada
 Peso: 95kg

SCORPA T-RIDE

A scorpa é um pequeno fabricante de motos de trial françes que recentemente decidiu apostar no segmento da FREERIDE BIKES. Após ter ido a falência em 2009, a marca foi recomprada pelo seu antigo proprietário, Marc Tessier, e desde então vem procurando ampliar sua presença no mundo das duas rodas.
O principal detalhe da T-RIDE é que ela utiliza o mesmo motor Yamaha da WR250F, com apenas algumas alterações para favorecer o torque em baixas rotações.
Qualquer semelhança com a Sherco X-ride não é mera coincidência, afinal, a scorpa e a sherco fazem parte do mesmo grupo europeu. A sede das duas fica no mesmo galpão, em Nimes, no sul da frança.

Especificações SCORPA T-RIDE

Motor: monocilíndrico, DOHC,5v, refrig.liquida
Cilindrada: 249cm3
Diâmetro x curso: 77mm x 53,6mm
Potencia: não informada
Torque: não informada
Taxa de compressão: não informada
Alimentação: carburador Dell’orto VHST 28mm
Ignição: ECU
Partida: elétrica e pedal
Transmissão: 5 velocidades
Susp. dianteira: garfo telescópico Marzzochi mola e óleo, 200mm
Susp. traseira: monoamortecedor Sachs, 200mm
Freio dianteiro: disco braking “wave” simples 260mm, pinça duplo pistão
Freio traseiro: disco braking “wave” simples 220mm, pinça duplo pistão
Tanque: não informado ( provavelmente 7 litros)
Peso: 96kg

SHERCO X-RIDE

De origem franco-espanhola, tradicional fabricante de motos de trial, viu nas FREERIDES uma nova oportunidade de ampliar sua participação de mercado. Usou sua vasta experiência para criar a X-RIDE, sua versão para este segmento.A moto tem o mesmo conjunto mecânico que equipa a versão top de trial: motor dios tempos de 272cm3 refrigerado a liquido e equipado com carburador Dell’orto VHST 28mm, com partida somente a pedal e 5 velocidades.
O interessante deste modelo é que o dimensionado não eh aparente como na maioria das motos dois tempos, ele se encontra alojado dentro de um quadro perimetral de aço muito semelhante ao encontrado na sua irmã de trial, que acomoda também um tanque com capacidade para 7 litros de combustível
Resumindo ela é a mesma moto de trial da sherco, com banco , tanque maior e farol.

Especificações  X-Ride

Motor: monocilíndrico, dois tempos, refrig. Liquida
Cilindrada: 272 cm3
Diâmetro x curso: 72,8mm x 60mm
Potencia: não informada
Torque: não informada
Taxa de compressão: não informada
Alimentação: carburador Dell’orto VHST 28mm
Ignição: não informada
Partida: pedal
Transmissão: 5 velocidades
Susp. dianteira: garfo telescópico Paioli mola e óleo, 40mm diâmetro
Susp. traseira: não informada
Freio dianteiro: disco 260mm
Freio traseiro: disco 220mm
Tanque: 7 litros
Peso: 87kg

OSSA EXPLORER

A marca espanhola não anda muito bem, fundada em 1940, faliu em 1985. Agora a empresa renasce ainda carregando suspeitas de não ser o melhor lugar pra colocar algum dinheiro. Mesmo assim tem lutado bravamente para se manter no mercado.
Seu ultimo lançamento, foi reinventar um modelo que trouxe um certo sucesso a empresa nos anos 70. Trata-se da EXPLORER, que depois de ter sido apresentada no salão de paris de 1972, colocou a marca no mundo, graças a sua funcionalidade e leveza. No site (www.ossa.es) a marca garante que a explorer passará a ser fabricada a partir de fevereiro deste ano e promete ser, talvez, a mais leve moto deste novo segmento, com peso seco declarado de meros 74kg ( uma de trial pesa em torno de 67kg).
Ela usa o mesmo o motor que sua irmã TR 280I, que traz uma arquitetura que se espelha no motor das Yamaha YZ 450F, ou seja, “invertido”, com o cilindro inclinado a 45° e a admissão de ar feita pela parte dianteira do motor e não por trás, como geralmente acontece nas motos, enquanto que a alimentação de dá por meio de um sistema de injeção eletrônica. O quadro também é o mesmo da da TR 280I, tendo sido apenas modificado no subquadro, para receber o banco.
Seu tanque de combustível é um dos maiores entre as motos freerides, com capacidade de  armazenar 8,7 litros. Alias, ele foi considerado tão inovador que até está sendo patenteado pela empresa.

Especificações ossa explorer

Motor: monocilíndrico, dois tempos, refrig. Liquida
Cilindrada: 272,2 cm3
Diâmetro x curso: 76mm x 60mm
Potencia: não informada
Torque: não informado
Taxa de compressão: não informada
Alimentação: injeção eletrônica kokusan
Ignição: kokusan
Partida: pedal
Transmissão: seis velocidades
Susp. dianteira: Marzzochi 40mm diâmetro
Susp. traseira: monoamortecida
Freio dianteiro: disco 185mm, pinça pistão duplo
Freio traseiro: disco 160mm, pinça pistãa simples
Tanque: 8,7 litros
Peso: 74 kg

PROJECT M85

“ O objetivo deste projeto foi criar uma moto freeride ultraleve, capaz de preencher o espaço existente entre as bicicletas de mountain bike e as motos de off road”
E de fato a M85 é bem diferente de suas concorrentes, já que seu design está mais para uma bike invocada que para uma moto de trilha. Além de ser curta e estreita, é equipada com rodas de 26” (frente) e 21”( traseira). Os freios também lembram uma bike , na frente há um disco motoV2 e atrás, um formula Moto Brake. Embora a página não revele o diâmetro dos mesmos, estes são menores que os usados em uma moto comum. O chassi é fabricado em aço cromo-molibdenio 4130, enquanto o subquadro e o link da suspensão traseira são de alumínios, com entreeixos que varia de 1.282mm a 1.308mm. a caixa de direção oferece 66° de esterço. Já a altura do banco em relação ao solo é de 927,1mm, mais alto que que em muitas motos. O  tanque tem capacidade para 5,3 litros. Suas suspensões apresentam longo curso.uma verdadeira "bike com motor"






 







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