O pneu é uma das partes mais importantes de qualquer veículo automotor. É
o pneu que suporta o peso do veículo e sua carga e, faz o contato do
veículo com o solo. O pneu transforma a força do motor em tração e é
resposável pela eficiência da frenagem e da estabilidade nas curvas.
Por
isso, é muito importante conhecer como um pneu é fabricado, as
características de cada modelo e tipo, aplicações e principalmente os
cuidados e manutenção.
COMO UM PNEU É FABRICADO
Uma
combinação de 200 tipos diferentes de matéria prima numa única mistura
de química, física e engenharia, dá ao consumidor o mais alto nível de
conforto, performance, eficiência, confiabilidade e segurança que a
moderna tecnologia pode oferecer.
ETAPAS DA PRODUÇÃO DE PNEUS (volta)
1. Planejamento e Design
Muitos
pneus são projetados para atenderem às necessidades e performance
especificadas por um modelo de automóvel em particular. O processo
começa com um computador que converte a matemática das necessidades do
veículo em especificações técnicas. Um protótipo do pneu é feito para
testar a eficiência do design em relação às características desejadas. O
projeto de um pneu pode levar meses de testes, inspeções e verificações
de qualidade antes de entrar em linha de produção.
2. Produção
O
processo de produção começa com a seleção de vários tipos de borracha
juntamente com óleos especiais, carbono preto, pigmentos, antioxidantes,
silicone e outros aditivos que serão combinados para oferecer as
características desejadas. Compostos diferentes são usados para
diferentes partes do pneu. Uma máquina chamada Misturador Banburry
transformará estas várias matérias primas para cada composto em uma
mistura homogênea com a consistência da borracha. O processo de mistura é
controlado por computador para assegurar a uniformidade da mistura. Os
compostos são então enviados para máquinas que irão produzir cada parte
do pneu.
Após isto, começa a montagem do pneu. O primeiro
componente a ir para a montagem é o perfil interno (innerliner), uma
borracha especial que é resistente ao ar e à penetração e que tem a
forma de um tubo interno. Depois vem a lona e cinta que geralmente são
feitas de poliéster e aço. Lonas e cintas dão ao pneu força e
flexibilidade. As cintas são cortadas em ângulo preciso para atender as
características desejadas do pneu. Fios de aço revestidos de bronze são
colocados em dois arcos os quais são implantados na parede lateral do
pneu para formar o talão o qual irá assegurar o perfeito assentamento do
pneu no aro. A banda de rodagem e as paredes laterais são colocadas
sobre as lonas e cintas e depois todas as partes são unidas firmemente. O
resultado de tudo isto é chamado de PNEU VERDE ou INCURADO.
A
última etapa é curar o pneu. O PNEU VERDE é colocado dentro de um molde e
é inflado para pressioná-lo contra o molde, formando assim o desenho da
banda de rodagem e as informações na lateral do pneu. Depois o pneu é
aquecido à temperatura de 150 graus por 12 a 15 minutos vulcanizando-o
para ligar todos os componentes e curar a borracha. Pneus maiores e Off
Roas podem levar mais de um dia para curar.
Todos os pneus são então inspecionados, e amostras aleatórias são retiradas da linha de produção e testadas.
Algumas
passam por Raios X, algumas são cortadas, outras são enviadas para
testes com rodas e outras são testadas em pistas para avaliar o
desempenho, maneabilidade, desgaste, tração e segurança.
Mais informações: http://www.braziltires.com.br/tudosobrepneus/pneus.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário...