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terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

estator

hj vou falar um pouco sobre estatores ... essa peça é de fundamental importancia para o perfeito funcionamento da motocicleta e da vida util da bateria

DEFEITOS E SOLUÇÕES

Moto corrente continua.

:obs:todas que não tem bobina de força.
DEFEITO:você quica ou vira no START e não tem CENTELHA.
DEFEITO:bateria pode estar descarregada ou fraca.


DEFEITO:Você quica ou vira no START
e so sai uma centelha.

SOLUÇÃO:Voçe tem um mal contato na
Ignição ou no mata.

DICAS:existem 3 tipos de alimentação elétrica monofasicaEX:TITAN125,CRYPITON,YBR,motos SCUTER,ML/XL125(aterram na moto).

EX:bifásicas: STRADA-XR200,NX150/200- SUNDOWN MAX 125(não aterram).

Trifásica: EX:XT E TDM 225,XT 600,

XTE600,CB400/450DX,CBR450,RD350FALCOM,TWISTER,CRUYZER,VIRAGO,SAARA,
KAZINSKI 125CC RD 125/135 SUZUKI 125/250 CC (TAMBÊM NÃO ATERRAM)

DEFEITO: Motos que não aterram
EX:bifásica e trifásica não estão carregando a bateria: estator pode estar em curto.
COMO TESTAR:coloque o multímetro em escala de 20K/ohms(use digital)desplug o terminal do estator,com a moto desligada,escolha um terminal do multímetro e encoste em qualquer um dos fios do estator,coloque o outro terminal na moto,se os digitos sair do 1,o estator está em curto,os estatores tripolar geram entre 13,20 e 14,80 VOLTS.Se a bateria estiver acima deste valor o regulador de voltagem pode estar em curto se estiver abaixo de 13,20:pode ser o estator ou o regulador.Motos com alimentação monofásica,mesmo com aceleração alta,o farol fica fraco? É um de feito típico de estator queimado.

ESTATORES BIFÁSICOS E TRIFÁSICOS
Como testar a corrente alternada.

Com a moto ligada desplug o terminal que liga o estator ao regulador(coloque o multímetro em ACV 200)encoste os 2 pinos do multímetro nos terminais do estator.
Na lenta a moto gera entre 18 e 22 volts acelerada a moto gera entre 55 e 90 volts.nas motos que o estator tem 3 terminais substitua as posiçoes dos pinos do multímetro o resultado tem de ser o mesmo.

CORRENTE ALTERNADAS DE ESTATORES TRIFÁSICOS (UM MODO SIMPLES DE
TESTAR).

- Mantenha uma lenta na moto(não acelere a moto no teste).

-Coloque o multímetro na escala de 200 ACV.
-coloque os pinos do multimetro em 2 dos 3 terminais do estator(O valor do multímrtro fica entre 17 e 22 volts).
-troque as posiçoes dos pinos do multímetro(Os valores do multímetro serão sempre entre 17 e 22 volts.
-se houver algum valor muito inferior,significa que o estator está queimado.

Se o valor encontrado for muito acima de 22 volts o estator também estará queimado.
volts.
Relação de algumas correntes alternadas:

TItan de 2002 a 2005:
(Sempre com a moto ligada e o plug do estator desconectado).

Fio amarelo + terra: moto toda acelerada,entre 85 e 95 volts.

Fio branco + terra: entre 105 e 120
volts.

ML/XL125/e TURUNA Motor OHC :

Fio amarelo + terra: De 30 até 50 volts.
Fio branco + rosa: de 45 a 65 volts.

TITAN/ BROS 150 CC:
Amarelo + terra: De 95 a 110 volts.
Branco + terra: De 110 a 135 volts.
BATERIAS: em média as baterias de moto com o motor ligado e todas as lãmpadas apagadas tem pico máximo de corrente,(moto acelerada 2000 giros)em 14,80 volts. com a moto na lenta,normalmente estabiliza em 13,20 volts. com a moto acelerada se a carga for superior a 14,80 provavelmente o regulador de voltagem queimou. na lenta se a carga for inferior a 12,50, a bateria pode estar fraca. se ao acelerar a moto, a carga for inferior a 13,20 o estator pode estar queimado.


BATERIAS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

Ao comprar uma bateria pré ativada,
peça o vendedor para fazer o seguinte teste:
Coloque o multímetro digital na escala de 20 DCV ,o pino vermelho do multímetro no + e o pino preto do multímetro no -.
A bateria tem de estar estabilizada
mais que 12,60 VOLTS se estiver menor a bateria está com defeito.
Se a sua oficina for muito distante da loja e voçe vai comprar uma bateria para ativar,coloque o ácido na bateria e aguarde "uma hora" depois faça o teste se a bateria ficar abaixo de 12,40 também está com defeito.

Corrente continua ou alternada?

Vantágens e desvantagens!

A moto corrente alternada foi criada primeiro.Ela precisa de uma bobina de força que vai gerar uma corrente independente da batería isso quer dizer que mesmo que a bateria perca carga,a moto vai continuar a desenvolver velocidade normalmente.
Por isso precisa ser uma bobina dentro das especificações da fábrica.
Normalmente o consumo da moto não é alterado independente de andar com farol aceso e a batería sem carga.

A moto corrente contínua veio a partir de 2001(Algumas motos de conpetição procuraram continuar alternadas).O seu perfeito funcionamento depende da batería estar em perfeito estado e com a sua total carga.
Normalmente uma batería fraca faz a moto desenvolver menos e seu consumo aumenta,principalmente ao acender o farol.Porem por não ter bobina de força,a moto so para se der defeito no pulso ou no CDI.

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