Como fazer uma lanterna de LED para motos?
Nessa nova onda de lanternas de LED em carros e motos, me interessei
pelo assunto e fui pesquisar por ai quanto custava cada peça dessa. Como
era esperado, essas lanternas custam caro e são bem dificeis de achar
com alguma aplicação específica, ou seja, lanterna traseira de LED para “Virago 535″
não existe, são quase todas universais e aí vem a dúvida, será que
encaixa? Será que ilumina bem? Sera que queima rápido? E por aí
vai. Como um bom pão duro e adepto do “faça você mesmo”, resolvi
fabricar a minha própria lanterna de LED para a minha Virago 535.
É isso que vou compartilhar agora para quem quiser fazer a sua própria lanterna gastando pouco sem fazer “enjambra“.
IMPORTANTE:
- Leia o tutorial até o final antes de sair comprando as peças;
- Observe as imagens e o esquema detalhadamente e perceba que é simples;
- Nenhuma etapa deste projeto altera as características ou partes da moto;
- Junte todas as peças e ferramentas antes de iniciar o projeto;
Agora “mão na massa” e vamos ao projeto. Para pessoas mais
familiarizadas com solda e componentes eletrônicos a produção desta
lanterna de LED para moto poderá ser concluido em mais ou menos 3 horas e
o custo de produção (somente peças, sem custos de ferramentas) aqui em Blumenau – SC ficou em +/- R$ 24,00.
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Lista de materiais:
1 – Placa universal desligada (de fenolite) 10 x 10cm ou maior; (R$ 5,94)
15 – LEDs alto brilho 5mm cristal, vermelho; (R$9,75)
5 – LEDs alto brilho 5mm cristal, branco; (R$3,25)
15 – Resistores 1/3W, 680R; (R$1,00)
5 – Resistores 1/3W, 2k2R; (R$0,50)
2 – Circuito Integrado 7812; (R$2,44)
1 – Lâmpada para lanterna traseira, 2 pólos (será quebrada); (R$1,00)
> – Fio cabinho flexível 0.32mm, 1m vermelho e 1m preto; (R$0,88)
> – Papel, lápis, tesoura, alicate de corte, alicate de bico, ferro de solda (ponta fina), estanho (solda), chave philips, lixa fina, pedaço de bombril, pedaço de borracha e presilhas plásticas tamanho médio.
Veja fotos dos componentes clicando AQUI:
Mão na massa:
Comece desmontando a capa vermelha da lanterna traseira da moto e as lâmpadas, veja imagem;
Com um pedaço de papel, lápis e tesoura faça um molde em forma de
tampa para cobrir a lanterna traseira como se fosse para tapar os bocais
das lâmpadas, veja imagem:
Não esqueça de encaixar a capa vermelha na lanterna para
certificar-se que o molde não encosta na capa pois isso poderá gerar
atrito e futuramente estragar a capa original da lanterna. Feito isso,
rabisque o molde na placa de fenolite e recorte de acordo com o molde.
Veja imagens na ordem:
DICA: a placa de fenolite é semelhante a fibra, por isso ela não
dobra, muito menos pode ser cortada com tesoura, então, você pode
“cortá-la” da seguinte forma: Faça um risco na placa no tamanho desejado
e com a chave de fenda risque a placa até fazer uma fissura funda o
suficiente para quebrá-la no tamanho desejado. Veja imagem:
Depois, as curvas e recortes especiais para dar a forma do molde
podem ser feitos com o alicate de corte, sempre mordendo pequenos
pedaços por vez com a ponta do alicate para não rachar a placa, e depois
lixe as extremidades da peça para tirar as rebarbas e deixar a peça
mais bonita e menos perigosa. Veja imagem:
Antes de prosseguir, encaixe a placa de fenolite pronta na lanterna
traseira e coloque a capa da lanterna para ver se ficou no tamanho certo
sem encostar na capa. Ajustes finalizados, pegue um pedaço de bombril e
esfregue na placa no lado do cobre para retirar a gordura e fazer uma
solda mais rápida e resistente, e a partir daí, evite encostar na parte
de cobre, mas se encostar, não será o fim do mundo. veja imagens:
Comece distribuindo os LEDs vermelhos pela placa de forma uniforme e
solde-os na parte traseira da placa de fenolite. Escolhi os LEDs de 5mm
pois são os que tem melhor desempenho, já que os de 3mm são mais fracos e
os de 10mm tem a mesma potência, porém, a luz se espalha mais pela
grande cabeça de cristal, o que gera uma considerável perda de
luminosidade. Veja imagens:
Depois, dobre os LEDs brancos (que serão a luz da placa) e solde-os
na mais abaixo da placa de fenolite para que fiquem virados para a placa
da moto quando tudo tiver instalado. Veja imagem:
Agora, encaixe os resistores de 680R ao lado de cada LED e solde-os
na placa para fixá-los e deixar tudo pronto para a próxima etapa. Para
ter o brilho máximo do LED em 12 volts, você pode usar resistores de
470R, mas a vida útil dos LEDs pode ser comprometida. A resistência de
680R permite mais ou menos 96% da luminosidade total do LED, o que serve
perfeitamente para o nosso projeto. Veja imagem:
Após ter todos os LEDs e os resistores soldados na placa de fenolite,
vamos à ligação dos componentes de acordo com o esquema eletrônico
apresentado abaixo. Os LEDs serão ligados em paralelo para garantir que o
circuito continue funcionando caso algum deles queime. Veja o projeto:
Veja agora as soldas finalizadas na placa de fenolite. Com certeza a
imagem abaixo não se parece em nada com o projeto mostrado
anteriormente, mas se você tem um pouco de dificuldade nesta etapa, pode
baixar o programa “Proteus” que na sua versão free já permite criar
circuitos eletrônicos como este, é um programa que vale a pena aprender a
mexer:
Estamos chegando na parte final das soldas e agora vamos soldar os
“7812″ que são os CIs responsáveis por regular a tensão em 12v para
evitar que o circuito queime. Em projetos com grande corrente elétrica
eles esquentariam um pouco, ou muito, dependendo da corrente e seria
conveniente instala-los fora da placa com um dissipador de calor, mas
neste caso, o circuito não irá esquentar, testei por 20 minutos e não
ficaram nem mornos os componentes, o que é bom, isso indica vida longa a
todos os componentes do projeto. Veja imagem:
O esquema de ligação destes CIs está demonstrado no projeto, mas é
basicamente assim: A tensão que chega pelo conector da lampada entra na
“perninha” da esquerda (pode variar de 10V à 25v) e sai na “perninha” da
direita com 12v constantes. A “perninha” do meio é o aterramento e deve
ser ligada no negativo da bateria, ou carcaça da moto. Veja detalhe:
Por fim, pegue a lâmpada 2 pólos e quebre-a retirando todos cacos de
vidro de dentro até visualizar os 2 pólos pela parte de dentro do “copo”
da lâmpada. Com o ferro de solda, derreta as duas “bundinhas” de
estanho que ficam do lado de fora do “copo” da lâmpada e solde os dois
fios vermelhos alí, luz de cidade e freio respectivamente (para
identificar qual pólo é do que, você precisará fazer testes). Soldados
os fios vermelhos, solde o fio preto que vem do circuito na carcaça do
“copo” da lâmpada para aterrar o nosso circuito. Veja imagem:
Feito tudo isso, plugue nosso conector feito de “copo” de lâmpada na
moto e teste o circuito. Observe que liguei as lâmpadas de modo que
fique uma fila de LEDs acesos em cima e uma fila acesa em baixo
(iluminando a placa) na luz de cidade, e apertando o freio as duas
fileiras centrais se ascendem. Veja imagens:
Finalizada, testada e talvez corrigidas as falhas, vamos para a
fixação. Esta etapa é bem simples, vamos utilizar as borrachas nas duas
“meia-lua” da placa de fenolite antes de encaixar na lanterna. Estas
borraxas irão reduzir bastante a vibração no circuito evitando que
apareçam problemas com solda quebrada futuramente, e depois usamos as
duas presilhas para fixar a placa no seu devido local, empurrando a
placa para o fundo da lanterna até chegar no limite, sem começar a
inclinar. Veja imagem:
E terminamos nossa lanterna de LEDs para Virago 535, o projeto ficou
bonito estéticamente e bem fixado e colocando a capa vermelha qualquer
defeitinho desaparece. Talvez os LEDs brancos que estão mirados na placa
da moto tenham seus “raios de luz” um pouco tortos, causando uma
iluminação estéticamente feia, para isso basta retirar a capa vermelha e
dobrar (mexer) levemente os LED virados para a placa para que emitam
feixes de luz retos e formem uma boa iluminação na placa. Veja o antes e
depois da lanterna:
e sua potência de iluminação quando direcionada para a parede à 5 metros dela:
E é isso aí, terminamos o projeto da lanterna de LED para a Virago
535, anexo as imagens finais para apreciarem. Espero que tenha sido útil
para todos:
Saudações, Ivan Mellies Junior.
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