redes

Fan page on Facebook Youtube Channel Ree feed

Translate

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

DISCOS OVERSIZE ESTÉTICA ? SEGURANÇA? parte 1


DISCOS OVERSIZE  
ESTÉTICA ? SEGURANÇA?

Certamente vc já reparou o quanto um amplo disco de freio realça a beleza de uma motocicleta. Nos ultimos tempos, este tornou-se um item quase obrigatorio quando  oassunto é personalização.
Mas será que, álem da estética, eles tambem contribuem com a segurança? valem a pena?

Não é de hj que soluções e tecnologias empregadas nas pistas ganham a simpatia dos aficionados e passam a ser aplicadas para utilização mais "comum" nas ruas e estradas. Resultado de anos de pesquisas, testes e intensivo uso em competições, tais itens tem sido vistos em motos de rua com uma frequencia cada vez maior, principalmente pela facilidade de aquisição nas lojas.

Um desses itens que ganhou a simpatia dos motociclistas são os discos de freios oversize. Os discos de amplo diametro tem contribuido para emprestar um aspecto mais esportivo ás motos de rua, já que estas adquirem um aspecto "racing" ao passarem a usar esta peça.

No entanto, estão surgindo alguns mitos em torno deles. Será que oferecem maior segurança? Gastam mais pastilhas?Empenam com mais facilidade?
Pegamos uma XR 250 para fazermos as medições de frenagem com o disco original e depois, com o disco oversize.
As respostas as dúvidas e os resultados deste tira-teima, voçe acompanha a seguir e vai poder tirar suas próprias conclusões se vale ou não a pena equipar a sua "magrela" com este item.


Mitos e Verdades

⦁    Pastilhas racing são indicadas para uso na rua? 
 

Um dos mitos que sugiram nos últimos tempos e de que pastilhas de freios de competição oferecem maior performance em motos de rua. Pela lógica,sim mas na verdade não...
Existem diferentes classes de pastilhas de freios, que se distinguem em função da composição do material com as quais são fabricadas. A EBC, por exemplo, possui diversos tipos de composição, que variam de acordo com a cor. O fato é que quanto mais racing for a pastilha, mais dura ela é e somente oferecerá performance se trabalhar em temperatura elevada. Estas pastilhas destinadas a competição são muito duras e só oferecem bons resultados em situações de uso critico, com frenagens agressivas o tempo todo.
No uso normal, elas não atingem a temperatura ideal de trabalho e com isso, alem de não serem tão eficientes,consomem muito o disco de freio.Já vi casos de discos que foram destruidos com apenas 1000km de uso , graças ao emprego de pastilhas de competições para uso somente na rua. Po não trabalharem em alta temperatura constantemente, acabam rachando, devido ao "esquenta-esfria" constante, pois não possuem elasticidade , comprometendo então a segurança do piloto.

⦁    Discos de freios flutuantes são mais eficazes que discos normais?




Não necessariamente. Os discos flutuantes surgiram como uma solução para acabar com o empenamento de discos. Recebem este nome devido a sua construção, onde a parte que faz contato com as pastilhas , fica "flutuando" acima da parte que conecta-se com o cubo, por meio de parafusos e molas que se asemelham a arruelas. Quando o disco superaquece, esta forma de fixação permite que a parte "movel" se dilate e mova-se um pouco, sem forçar as hastes que conectam ao cubo. Este movimento independente faz com que o disco não empene. Atenção: isso não quer dizer que o disco flutuante tenha maior poder de frenagem que um não flutuante! ele apenas e´mais resistente ao empenamento provocado pelo calor.    

⦁    Quanto maior o disco, maior sua capacidade de frenagem?


Sim!!! E uma questão de simples fisica aplicada. quanto mais afastado do centro estiver a pinça, maior seu poder de alavanca ao "morder" o disco. Alem disso, quanto maior o disco, menor será o esforço feito no manete para se obter melhor performance. Um outro detalhe tambem é importante destacar: quanto maior o disco, melhor será sua capacidade de dissipação de calor, oque colabora com um uso mais intensivo.



  • Quanto maior a pastilha , maior seu poder de frenagem?  

  Em tese, sim, ja que uma pastilha maior terá maior poder de dissipar calor e, por consequencia, oferecerá melhor performance. Mas em teoria, uma pastilha de 1 metro, recebendo uma força de 10 quilos, responderá da mesma forma que uma pastilha de 1 centimetro, ao receber a mesma força. na prática a sensação é que as pastilhas maiores oferecem melhores respostas.



  • Disco em formato de pétala ou margarida ( wave), oferecem melhores resultados que discos redondos normais? 
 Imagine um disco de freios sem furos e um com furos: o 2º oferece maior capacidade de frenagem devido as ranhuras dos furos, que proporcionam maior atrito com a pastilha. Este raciocinio vale paras os discos neste formatos assimétrico: o desenho dele tende a ampliar o atrito com as pastilhas e, consequentemente, o poder de frenagem.






continua...

https://www.facebook.com/motomaster28
https://plus.google.com/u/0/b/103409053337186544574/103409053337186544574/posts/p/pub

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário...