MEDIÇÃO DE CILINDRO
(folga entre pistão e cilindro)
Diametro, ovalização e conicidade
Ferramentas necessárias:
⦁ Relógio comparador / subito
Para medirmos o diametro do cilindro, devemos iniciar, medindo o diametro do pistão com um micrometro, essa medida deve obedecer as solicitações de local informadas pelo fabricante do motor. com o micrometro travado na dimensão do pistão, iremos ajustar o subito ( medidor de diametros internos) para que este assuma o diametro do pistão , devemos levar em consideração o limite de uso ( folga maxima) recomendado pelo fabricante do motor e deixar uma tolerancia de no minimo 0,25mm a mais do limte de uso. ( tamanho do pistão + folga + 0,25mm )
Agora devemos "zerar" o relógio no diametro do pistão, para que ao coloca-lo dentro do cilindro possamos obter diretamente a folga entre pistão e cilindro, não podemos esquecer que estaremos medindo um rebaixo por isso, o ponteiro não ira "zerar" mas ficara próximo ao 0 (zero) do relógio comparador
A ovalização é obtida ao subtrairmos a maior folga encontrada, na linha de referencia, á menor folga encontrada na mesma linha de referencia, independentes da posição destas medidas.
Ja a conicidade é encontrada subtraindo -se a maior folga medida no cilindro a menor folga verificada, tambem independente de onde se encontram.
Diagnóstico:
⦁ folga no topo
Este desgaste pode ser considerado normal, pois o pistão sofre uma força lateral maior no momento de combustão, por isso, a maior folga aparece no topo do cilindro.
⦁ Folga na base
Desgaste tipico de mau uso, geralmente ocorre quando se utiliza marchas altas em baixas rotações.
⦁ Folga no centro
Este desgaste indica possibilidade de duas ocorrencias simultaneas ou não:
Problemas na lubrificação e consequentemente superaquecimento a segunda hipotese pode ser a falta do filtro de ar ou muito sujo
⦁ Folga no topo e na base
esse tipo de folga (topo e base) mostra que o motor esta com problemas na parte de "baixo" ( biela, rolamentos, buchas, etc...)
Tipos de motores
Então...
Diametro do clindro menor que o curso do pistão =
SUB QUADRADO
Diametro do cilindro igual ao curso do pistão =
QUADRADO
Diametro do cilindro maior que o curso do pistão =
SUPER QUADRADO
Espero que tenham gostado... e até o proximo tutorial...
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Alvaro p. beirão
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