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quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

MEDIÇÃO DE CILINDRO (folga entre pistão e cilindro)

                                                                  
                                                              MEDIÇÃO DE CILINDRO
                                                              (folga entre pistão e cilindro)
                                                              Diametro, ovalização e conicidade


 Ferramentas necessárias:

⦁    Micrometro

⦁     Relógio comparador  / subito


Para medirmos o diametro do cilindro, devemos iniciar, medindo o diametro do pistão com um micrometro, essa medida deve obedecer as solicitações de local  informadas pelo fabricante do motor. com o micrometro travado na dimensão do pistão, iremos ajustar o subito ( medidor de diametros internos) para que este assuma o diametro do pistão , devemos levar em consideração  o limite de uso ( folga maxima) recomendado pelo fabricante do motor e deixar uma tolerancia de no minimo 0,25mm a mais do limte de uso.                            ( tamanho do pistão + folga + 0,25mm )
Agora devemos "zerar" o relógio no diametro do pistão, para que  ao coloca-lo dentro do cilindro possamos obter diretamente a folga entre pistão e cilindro, não podemos esquecer que estaremos medindo um rebaixo  por isso, o ponteiro não ira "zerar" mas ficara próximo ao 0 (zero) do relógio comparador


A ovalização é obtida ao subtrairmos a maior folga encontrada, na linha de referencia, á menor folga encontrada na mesma linha de referencia, independentes da posição destas medidas.

Ja a conicidade é encontrada subtraindo -se a maior folga medida no cilindro  a menor folga verificada, tambem independente de onde se encontram.

Diagnóstico:

⦁    folga no topo 


  Este desgaste pode ser considerado normal, pois o pistão sofre uma força lateral maior no momento de combustão, por isso, a maior folga aparece no topo do cilindro.







⦁    Folga na base






 Desgaste tipico de mau uso, geralmente ocorre quando se utiliza marchas altas em baixas rotações.




    Folga no centro





Este desgaste indica possibilidade de duas ocorrencias simultaneas ou não:
Problemas na lubrificação e consequentemente superaquecimento a segunda hipotese pode ser a falta do filtro de ar ou muito sujo





⦁    Folga no topo e na base


esse tipo de folga (topo e base) mostra que o motor esta com problemas na parte de "baixo" ( biela, rolamentos, buchas, etc...)




 Tipos de motores







                                                                        Então...
Diametro do clindro menor que o curso do pistão =
SUB QUADRADO
Diametro do cilindro igual ao curso do pistão =
QUADRADO
Diametro do cilindro maior que o curso do pistão =
SUPER QUADRADO

Espero que tenham gostado... e até o proximo tutorial...
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Alvaro p. beirão


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